Traduzir esta página

terça-feira, 22 de julho de 2014

4 dicas Meta Título para ocupar o topo do Google

 A meta tag title é sem dúvida a tag mais importante na otimização de sites para os mecanismos de busca (robots), em especial no Google que a tem listada entre as tags que o Googlebot considera. Em SEO aconselha-se dedicar um tempo especial para a otimização do título da página, pois dentre todas as tags é impossível não fazer uso da metatag título na criação de um site. Deve-se ainda ressaltar que essa metatag é a primeira a ser visualizada pelo robot que vasculha o site e é a primeira a aparecer no resultado das pesquisas tornando-a a principal fonte de informação para o usuário. Nesse artigo serão descritos os principais passos para ocupar o topo do Google com a otimização correta da meta título.
meta título SEO Google

1- Um título para cada página

 Tente imaginar um livro com 10 capítulos ou mais todos iguais. Com toda certeza a compreensão do conteúdo seria totalmente comprometida, sem mencionar a impossibilidade de achar um capítulo específico ao consultar o índice. Como vender jornais que em todas as notícias aplica-se o mesmo título? Títulos foram criados para diferenciar páginas, capítulos, notícias, tópicos entre outras coisas. Com sites não é diferente, tanto os robots quando os usuários seriam confundidos com a metatag título repetida. Se não for única essa tag não cumpre sua principal função e torna-se inútil em SEO para otimizar sites.

2- Direto ao assunto, sem enrolação

 O usuário da web faz suas pesquisas semelhante a um comprador de jornais ou de livros? Parece estranha a pergunta mas a resposta é determinante na hora de criar um ótimo título para seu site. Compradores de livros entram nas livrarias, dirigem-se a um determinado corredor e olham livro por livro em uma estante. Quando acham um título interessante apanham o livro e desfolheiam para extrair mais alguma informação antes de efetuar a compra. Já compradores de jornais fazem a compra a caminho do trabalho, quase sempre atrasados e optam pelo jornal que passa praticamente as mesmas informações que os demais com a diferença dos títulos serem mais diretos e resumir o conteúdo em espaço bem limitado. Usuários do Google por exemplo geralmente não tem muita paciência para carregar site por site deixando a cargo da meta título e meta descrição conquistar seu clique.

3- usar keywords pode, exagerar não

 Imagine um título assim: otimizar sites, matatags Google, SEO, motores de busca. Em nenhum lugar do mundo esse título será instigante para conquistar o clique do usuário, que de imediato notará se tratar de um site onde a preocupação em estar bem classificado no ranque é maior do que oferecer conteúdo de qualidade para o usuário. Os motores de busca como Google não valorizam esse tipo de título porque ele não valoriza o usuário.

4- Respeitar o limite de caracteres

Não se deve ultrapassar 70 caracteres na metatag título para que o mecanismo de busca não a apresente nos resultados cortada, o que não agrada muito ao usuário já que um dos principais meios de informação da página não está completo. Existem webmasters que criam um título grande para a página e outro com apenas 70 caracteres para os motores de busca, mas para os critérios adotados nesse artigo não é aconselhável essa prática.



Esses são alguns dos passos mais importantes na otimização de sites para motores de busca através da metatag título para alcançar o topo do Google nos mecanismos de busca. É claro que otimizar apenas metatags não leva por si só um site para o topo do Google e outros motores de busca, mas é meio caminho andado. Os demais passos serão descritos nos próximos posts, não deixe de fazer seu comentário.

                

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tem alguma dúvida ou observação a fazer sinta-se a vontade