A meta tag title é sem dúvida a tag mais importante na
otimização de sites para os mecanismos de busca (robots), em especial no Google
que a tem listada entre as tags que o Googlebot considera. Em SEO aconselha-se
dedicar um tempo especial para a otimização do título da página, pois dentre
todas as tags é impossível não fazer uso da metatag título na criação de um
site. Deve-se ainda ressaltar que essa metatag é a primeira a ser visualizada
pelo robot que vasculha o site e é a primeira a aparecer no resultado das
pesquisas tornando-a a principal fonte de informação para o usuário. Nesse
artigo serão descritos os principais passos para ocupar o topo do Google com a
otimização correta da meta título.
1- Um título para cada página
Tente imaginar um livro com 10 capítulos ou mais todos
iguais. Com toda certeza a compreensão do conteúdo seria totalmente
comprometida, sem mencionar a impossibilidade de achar um capítulo específico
ao consultar o índice. Como vender jornais que em todas as notícias aplica-se o
mesmo título? Títulos foram criados para diferenciar páginas, capítulos,
notícias, tópicos entre outras coisas. Com sites não é diferente, tanto os
robots quando os usuários seriam confundidos com a metatag título repetida. Se
não for única essa tag não cumpre sua principal função e torna-se inútil em SEO
para otimizar sites.
2- Direto ao assunto, sem enrolação
O usuário da web faz suas pesquisas semelhante a um
comprador de jornais ou de livros? Parece estranha a pergunta mas a resposta é
determinante na hora de criar um ótimo título para seu site. Compradores de
livros entram nas livrarias, dirigem-se a um determinado corredor e olham livro
por livro em uma estante. Quando acham um título interessante apanham o livro e
desfolheiam para extrair mais alguma informação antes de efetuar a compra. Já
compradores de jornais fazem a compra a caminho do trabalho, quase sempre
atrasados e optam pelo jornal que passa praticamente as mesmas informações que
os demais com a diferença dos títulos serem mais diretos e resumir o conteúdo
em espaço bem limitado. Usuários do Google por exemplo geralmente não tem muita
paciência para carregar site por site deixando a cargo da meta título e meta
descrição conquistar seu clique.
3- usar keywords pode, exagerar não
Imagine um título assim: otimizar sites, matatags Google,
SEO, motores de busca. Em nenhum lugar do mundo esse título será instigante
para conquistar o clique do usuário, que de imediato notará se tratar de um
site onde a preocupação em estar bem classificado no ranque é maior do que
oferecer conteúdo de qualidade para o usuário. Os motores de busca como Google
não valorizam esse tipo de título porque ele não valoriza o usuário.
4- Respeitar o limite de caracteres
Não se deve ultrapassar 70 caracteres na metatag título para
que o mecanismo de busca não a apresente nos resultados cortada, o que não agrada
muito ao usuário já que um dos principais meios de informação da página não
está completo. Existem webmasters que criam um título grande para a página e
outro com apenas 70 caracteres para os motores de busca, mas para os critérios
adotados nesse artigo não é aconselhável essa prática.
Esses são alguns dos passos mais importantes na otimização
de sites para motores de busca através da metatag título para alcançar o topo
do Google nos mecanismos de busca. É claro que otimizar apenas metatags não
leva por si só um site para o topo do Google e outros motores de busca, mas é
meio caminho andado. Os demais passos serão descritos nos próximos posts, não
deixe de fazer seu comentário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se você tem alguma dúvida ou observação a fazer sinta-se a vontade