Traduzir esta página

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Meta Descrição e sua influência no rank do Google


 Para extrair melhores resultados no motor de busca do Google com meta descrição é precisa entender como essa metatag é considerada pelo Google.
meta tag descrição/ otimizar site para o google


Quem disse que a meta descrição não interfere no resultado das pesquisas do Google?


 O Google valoriza bastante aquilo que favorece a experiência do usuário e como a meta descrição a princípio não é visível para o browser do usuário alega-se que ela não interfere na classificação do site no motor do Google. Contudo antes que se faça essa afirmação é importante salientar que a metadescrição está entre as tags que o Google considera. Se considera como pode não interferir?


 A meta descrição não interfere diretamente como outras tags, mas acaba por interferir indiretamente tornando-se até mesmo um critério de desempate entre sites que tenha as mesmas tags bem otimizadas, mas um deles não faz uso da metadescriçao.


 A metadescricao é uma tag que prioriza ou deve priorizar o usuário mais do que os motores de busca e isso é bem visto pelo algoritmo do Google quando com uma metadescricao bem otimizada a taxa de cliques aumenta, sinalizando que o site é o resultado mais coerente com a busca orgânica que foi feita. É bem simples: se o seu site valoriza o usuário os algoritmos do Google valorizam seu site com uma melhor classificação. Leia também 3 meta tags para obter ótima classificação no Google
Nem sempre o Google exibe a meta descrição no resultado de busca.


 Isso acontece porque o Google exibe aquilo que é mais coerente com a pesquisa realizada e as vezes o crawler considera alguma parte do conteúdo da página mais próximo do que está sendo pedido. Um outro fator que pode fazer com que o motor de busca desconsidere a metadescrição é a ausência de palavras chave, já que está sendo feita uma busca orgânica e o Google tende a destacar em negrito as palavras chave inseridas na pesquisa. Para resolver essa questão o Googlebot pode usar alguma parte do conteúdo que seja coerente e contenha as palavras chave. Apesar dos motores de busca serem super softwares e parecerem quase independentes são submetidos as ordens dos webmasters e respondem a configurações especificas.


 São diversas as fontes que os motores de busca utilizam na descrição do site e cada fonte tem sua configuração específica para proibir que seja usada, mas em especial e possível que você não queira que o Googlebote utilize informações do Open Directory Project por razões que serão discutidas em outras ocasiões.


 Para impedir que motores que consideram a meta descrição se utilizem dessa fonte é só fazer uso da metatag <meta name="robots" content="NOODP">.


 Para o Googlebot há um código fonte específico <meta name="googlebot" content="NOODP" .


Como criar uma metadescrição para gerar mais tráfego e melhorar o ranque do site


1- Não mentir só para gerar clique: a metadescrição oferece ao usuário um resumo do conteúdo existente na página e caso não seja dita a verdade na metadescrição além do usuário não retornar para a pagina o algoritmo do Google pode interpretar que o usuário não está sendo valorizado o que se transformaria em algo negativo.


2- ser objetivo e usar no máximo 156 caracteres reservando os 50 primeiros para os detalhes mais importantes.


3- A metadescrição deve ser o comercial do site. O webmaster deve se preocupar em construir a melhor imagem do site através dessa metatag.


4- usar keywords na metadescrição favorece ao usuário que faz a busca orgânica ao encontrar as palavras pesquisadas em negrito tendo mais confiança de que encontrou exatamente o que procurava.


5- por último é imprescindível testar a meta descrição para ter certeza de que está tudo ok já que assim como a otimização correta da metatag gera ótimos resultados para o site, com o uso incorreto o webmaster pode perder bastante em motores como Google que consideram a metadescrição. Ferramentas do Google para webmasters lista as páginas nas quais o Google detectou a falta de meta descrições ou descrições problemáticas.

                            


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tem alguma dúvida ou observação a fazer sinta-se a vontade