Para extrair melhores resultados no motor de busca
do Google com meta descrição é precisa entender como essa metatag é considerada
pelo Google.
Quem disse que a meta descrição não interfere no
resultado das pesquisas do Google?
O Google valoriza bastante aquilo que favorece a
experiência do usuário e como a meta descrição a princípio não é visível para o
browser do usuário alega-se que ela não interfere na classificação do site no
motor do Google. Contudo antes que se faça essa afirmação é importante
salientar que a metadescrição está entre as tags que o Google considera. Se considera
como pode não interferir?
A
meta descrição não interfere diretamente como outras tags, mas acaba por
interferir indiretamente tornando-se até mesmo um critério de desempate entre
sites que tenha as mesmas tags bem otimizadas, mas um deles não faz uso da
metadescriçao.
A metadescricao é uma tag que prioriza ou deve
priorizar o usuário mais do que os motores de busca e isso é bem visto pelo
algoritmo do Google quando com uma metadescricao bem otimizada a taxa de
cliques aumenta, sinalizando que o site é o resultado mais coerente com a busca
orgânica que foi feita. É bem simples: se o seu site valoriza o usuário os
algoritmos do Google valorizam seu site com uma melhor classificação. Leia também 3 meta tags para obter ótima classificação no Google
Nem sempre o Google exibe a meta descrição no
resultado de busca.
Isso acontece porque o Google exibe aquilo que é
mais coerente com a pesquisa realizada e as vezes o crawler considera alguma
parte do conteúdo da página mais próximo do que está sendo pedido. Um outro
fator que pode fazer com que o motor de busca desconsidere a metadescrição é a
ausência de palavras chave, já que está sendo feita uma busca orgânica e o
Google tende a destacar em negrito as palavras chave inseridas na pesquisa.
Para resolver essa questão o Googlebot pode usar alguma parte do conteúdo que
seja coerente e contenha as palavras chave. Apesar dos motores de busca serem
super softwares e parecerem quase independentes são submetidos as ordens dos
webmasters e respondem a configurações especificas.
São diversas as fontes que os motores de busca
utilizam na descrição do site e cada fonte tem sua configuração específica para
proibir que seja usada, mas em especial e possível que você não queira que o
Googlebote utilize informações do Open Directory Project por razões que serão
discutidas em outras ocasiões.
Para impedir que motores que consideram a meta
descrição se utilizem dessa fonte é só fazer uso da metatag <meta
name="robots" content="NOODP">.
Para o Googlebot há um código fonte específico
<meta name="googlebot" content="NOODP" .
Como criar uma metadescrição para gerar mais
tráfego e melhorar o ranque do site
1- Não mentir só para gerar clique: a metadescrição
oferece ao usuário um resumo do conteúdo existente na página e caso não seja
dita a verdade na metadescrição além do usuário não retornar para a pagina o
algoritmo do Google pode interpretar que o usuário não está sendo valorizado o
que se transformaria em algo negativo.
2- ser objetivo e usar no máximo 156 caracteres
reservando os 50 primeiros para os detalhes mais importantes.
3- A metadescrição deve ser o comercial do site. O
webmaster deve se preocupar em construir a melhor imagem do site através dessa
metatag.
4- usar keywords na metadescrição favorece ao
usuário que faz a busca orgânica ao encontrar as palavras pesquisadas em
negrito tendo mais confiança de que encontrou exatamente o que procurava.
5- por último é imprescindível testar a meta
descrição para ter certeza de que está tudo ok já que assim como a otimização
correta da metatag gera ótimos resultados para o site, com o uso incorreto o
webmaster pode perder bastante em motores como Google que consideram a
metadescrição. Ferramentas do Google para webmasters lista as páginas nas quais
o Google detectou a falta de meta descrições ou descrições problemáticas.
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