Traduzir esta página

domingo, 3 de agosto de 2014

Meta Tag Robot e sua Importância SEO


 As meta tags são usadas no código fonte de um site com o objetivo de passar aos motores de busca informações sobre a página rastreada, como assunto da página, palavras-chave entre outras coisas, mas a meta tag robot tem uma função um pouco diferente. Ela é responsável por determinar como os motores de busca devem proceder com as principais informações de uma página do site.
Importância da meta tag robot em SEO/ otimizar site para google

Qual a importância da meta tag robot em SEO?

 Como a meta tag robot é uma espécie de manual para os robots dos motores de busca seu uso em SEO é indispensável já que com ela é possível evitar que os crawlers:
 1-idexem conteúdo ou páginas desnecessárias;
 2-sigam os links para não transferir o page rank e a autoridade da página para outra que não disponha de conteúdo confiável ou não seja relevante para a busca;
 3- que o conteúdo seja transliterado para outro idioma automaticamente quando o receio é que essa ação produza conteúdo duplicado.
 A meta tag robot direciona o motor dentro da página de diversas maneiras e o que gera essa diversidade são os valores adicionados a meta tag que serão descritos  mais a frente. Em se tratando de SEO o uso correto dessa meta tag pode contribuir bastante para um site, além de ser preservado, conseguir uma boa classificação nos motores de busca.

 Aprendendo a usar a meta tag robot corretamente

 A meta tag robot como as demais deve ser inserida dentre da tag  <head> do código fonte do site e tem a seguinte aparência:
<meta name="robots" content="..., ..." /  ou  <meta name="googlebot" a diferença entre os dois modelos de meta tag robot é que o primeiro modelo serve para todos os motores de busca e o segundo serve para enviar comando apenas para o Googlebot.
 Para fazer uso dessa meta tag e só colocar um dos dois modelos exibidos acima dentre da tag <head> no código fonte do site e no lugar das reticências colocar os valores desejados.
 Exemplo:
Meta tag robot normal <meta name="robots" content="..., ..." /

 Meta tag robot com valores inseridos <meta name="robots" content="index, follow,..." /
Obs. Esses valores adicionados estão dizendo ao motor de busca para indexar a página e seguir todos os links da mesma. Nosso próximo passo é conhecer os principais valores que podem ser adicionados a meta tag robots e qual a função de cada um.

 INDEX: Significa que o sinal está aberto para o motor de busca indexar a página.

 NOINDEX: Esse valor é o inverso do primeiro representando sinal fechado para o motor de busca. Seu uso em SEO é importante para impedir que páginas com conteúdo irrelevante para o nicho do site sejam indexadas, evitando que o motor de busca perca tempo com login ou áreas de comentários de um site. Ajuda a evitar a indexação de páginas do site como se fossem independentes o que evita uma possível queda na classificação do website no resultado das busca.

 FOLLOW: com esse valor inserido na meta tag robot o webmaster declara ao crawler que recomenda todos os links contidos em uma página, sejam eles de uma página do próprio website para outra ou de um site para outro onde a página que recebe essa recomendação passa a dispor de mais autoridade, um maior page rank e obtêm uma melhor classificação nos mecanismos de pesquisa. Para uma ótima prática em SEO é preciso muito cuidado com o uso dessa meta tag, pois mesmo que ela esteja apontando para outra página do site, se ela aborda um conteúdo diferente da que está apontando, pois isso equivale sobrecarregar o robot com informação inútil. Vale ressaltar que um dos critérios de classificação do Google por exemplo são sites mais rápidos.
 Nofollow: por que impedir o crawler de seguir alguns links influência tanto em SEO? É simples:


- uma página com muitos links sem esse atributo perde autoridade. 
- através de links pode-se transferir o page rank para uma página que não dispõe de conteúdo confiável;

NOSNIPPET: Impede que um trecho do conteúdo do site seja exibido no snippets das buscas. Sua aplicação é contestável já que uma descrição bem feita contendo palavras chave do conteúdo da página além de facilitar o trabalho dos motores de busca ainda resulta em uma taxa de cliques maior, influenciando na classificação do site. O que em SEO é mais recomendável

NOODP: Impede que o robot faça a descrição da página usando como fonte o ODP/DMOZ;

NOARCHIVE: Com a adição desse valor na meta tag robot o motor de busca não pode exibir um link armazenado em cache para uma página. Apesar de alguns ramos de SEO recomendarem o uso do cache do navegador para dar mais agilidade ao carregamento do site, é preciso fazer uma melhor avaliação sobre essa questão.

NOTRANSLATE: Para uma prática de SEO ter sucesso deve-se fazer algumas escolhas que em alguns casos podem parecer uma pouco difíceis. Quando o mecanismo de pesquisa identifica que o conteúdo pesquisado não está no idioma do usuário rapidamente ele providencia um link para tradução. Isso valoriza a experiência do usuário, o que é bem visto pelos motores de busca, mas pode gerar conteúdo duplicado infringindo algumas diretrizes. 

Esses são alguns dos valores que podem ser adicionados a meta tag robots para melhorar as praticas de SEO de um site. É verdade que só trabalhar com meta tag não vai colocar um site no topo das pesquisas, mas elas exercem grande influência e merecem especial atenção já que o mal uso das mesmas pode jogar o site para baixo e até mesmo gerar penalidades. 
         
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tem alguma dúvida ou observação a fazer sinta-se a vontade