As meta tags são usadas no código fonte de um site com o
objetivo de passar aos motores de busca informações sobre a página rastreada,
como assunto da página, palavras-chave entre outras coisas, mas a meta tag
robot tem uma função um pouco diferente. Ela é responsável por determinar como
os motores de busca devem proceder com as principais informações de uma página
do site.
Qual a importância da meta tag robot em SEO?
Como a meta tag robot é uma espécie de manual para os robots
dos motores de busca seu uso em SEO é indispensável já que com ela é possível
evitar que os crawlers:
1-idexem conteúdo ou páginas desnecessárias;
2-sigam os links para não transferir o page rank e a
autoridade da página para outra que não disponha de conteúdo confiável ou não
seja relevante para a busca;
3- que o conteúdo seja transliterado para outro idioma automaticamente
quando o receio é que essa ação produza conteúdo duplicado.
A meta tag robot direciona o motor dentro da página de
diversas maneiras e o que gera essa diversidade são os valores adicionados a
meta tag que serão descritos mais a frente. Em se tratando de SEO o uso
correto dessa meta tag pode contribuir bastante para um site, além de ser
preservado, conseguir uma boa classificação nos motores de busca.
Aprendendo a usar a meta tag robot corretamente
A meta tag robot como as demais deve ser inserida dentre da
tag <head> do código fonte do site e tem a
seguinte aparência:
<meta
name="robots" content="..., ..." / ou
<meta
name="googlebot" a diferença entre os dois modelos de meta tag
robot é que o primeiro modelo serve para todos os motores de busca e o segundo
serve para enviar comando apenas para o Googlebot.
Para fazer uso dessa meta tag e só colocar um dos dois
modelos exibidos acima dentre da tag <head> no código fonte do site e no lugar das reticências
colocar os valores desejados.
Exemplo:
Meta tag robot normal <meta name="robots" content="..., ..." /
Meta tag robot com valores inseridos <meta name="robots"
content="index, follow,..." /
Obs. Esses valores adicionados estão dizendo ao motor de
busca para indexar a página e seguir todos os links da mesma. Nosso próximo
passo é conhecer os principais valores que podem ser adicionados a meta tag
robots e qual a função de cada um.
INDEX: Significa que o sinal está aberto para o motor de
busca indexar a página.
NOINDEX: Esse valor é o inverso do primeiro representando
sinal fechado para o motor de busca. Seu uso em SEO é importante para impedir
que páginas com conteúdo irrelevante para o nicho do site sejam indexadas, evitando
que o motor de busca perca tempo com login ou áreas de comentários de um site. Ajuda
a evitar a indexação de páginas do site como se fossem independentes o que
evita uma possível queda na classificação do website no resultado das busca.
FOLLOW: com esse valor inserido na meta tag robot o
webmaster declara ao crawler que recomenda todos os links contidos em uma
página, sejam eles de uma página do próprio website para outra ou de um site
para outro onde a página que recebe essa recomendação passa a dispor de mais
autoridade, um maior page rank e obtêm uma melhor classificação nos mecanismos
de pesquisa. Para uma ótima prática em SEO é preciso muito cuidado com o uso
dessa meta tag, pois mesmo que ela esteja apontando para outra página do site,
se ela aborda um conteúdo diferente da que está apontando, pois isso equivale
sobrecarregar o robot com informação inútil. Vale ressaltar que um dos
critérios de classificação do Google por exemplo são sites mais rápidos.
Nofollow: por que impedir o crawler de seguir alguns links
influência tanto em SEO? É simples:
- uma página com muitos links sem esse atributo perde
autoridade.
- através de links pode-se transferir o page rank para uma página que não dispõe de conteúdo confiável;
NOSNIPPET: Impede que um trecho do conteúdo do site seja exibido no snippets das buscas. Sua aplicação é contestável já que uma descrição bem feita contendo palavras chave do conteúdo da página além de facilitar o trabalho dos motores de busca ainda resulta em uma taxa de cliques maior, influenciando na classificação do site. O que em SEO é mais recomendável
NOODP: Impede que o robot faça a descrição da página usando como fonte o ODP/DMOZ;
NOARCHIVE: Com a adição desse valor na meta tag robot o motor de busca não pode exibir um link armazenado em cache para uma página. Apesar de alguns ramos de SEO recomendarem o uso do cache do navegador para dar mais agilidade ao carregamento do site, é preciso fazer uma melhor avaliação sobre essa questão.
NOTRANSLATE: Para uma prática de SEO ter sucesso deve-se fazer algumas escolhas que em alguns casos podem parecer uma pouco difíceis. Quando o mecanismo de pesquisa identifica que o conteúdo pesquisado não está no idioma do usuário rapidamente ele providencia um link para tradução. Isso valoriza a experiência do usuário, o que é bem visto pelos motores de busca, mas pode gerar conteúdo duplicado infringindo algumas diretrizes.
Esses são alguns dos valores que podem ser adicionados a meta tag robots para melhorar as praticas de SEO de um site. É verdade que só trabalhar com meta tag não vai colocar um site no topo das pesquisas, mas elas exercem grande influência e merecem especial atenção já que o mal uso das mesmas pode jogar o site para baixo e até mesmo gerar penalidades.
- através de links pode-se transferir o page rank para uma página que não dispõe de conteúdo confiável;
NOSNIPPET: Impede que um trecho do conteúdo do site seja exibido no snippets das buscas. Sua aplicação é contestável já que uma descrição bem feita contendo palavras chave do conteúdo da página além de facilitar o trabalho dos motores de busca ainda resulta em uma taxa de cliques maior, influenciando na classificação do site. O que em SEO é mais recomendável
NOODP: Impede que o robot faça a descrição da página usando como fonte o ODP/DMOZ;
NOARCHIVE: Com a adição desse valor na meta tag robot o motor de busca não pode exibir um link armazenado em cache para uma página. Apesar de alguns ramos de SEO recomendarem o uso do cache do navegador para dar mais agilidade ao carregamento do site, é preciso fazer uma melhor avaliação sobre essa questão.
NOTRANSLATE: Para uma prática de SEO ter sucesso deve-se fazer algumas escolhas que em alguns casos podem parecer uma pouco difíceis. Quando o mecanismo de pesquisa identifica que o conteúdo pesquisado não está no idioma do usuário rapidamente ele providencia um link para tradução. Isso valoriza a experiência do usuário, o que é bem visto pelos motores de busca, mas pode gerar conteúdo duplicado infringindo algumas diretrizes.
Esses são alguns dos valores que podem ser adicionados a meta tag robots para melhorar as praticas de SEO de um site. É verdade que só trabalhar com meta tag não vai colocar um site no topo das pesquisas, mas elas exercem grande influência e merecem especial atenção já que o mal uso das mesmas pode jogar o site para baixo e até mesmo gerar penalidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se você tem alguma dúvida ou observação a fazer sinta-se a vontade