Traduzir esta página

terça-feira, 1 de julho de 2014

Motores de busca e seu funcionamento


 Motores de busca, Search engine, spiders ou crawlers são alguns dos termos usados para denominar os mecanismos de buscas na internet em sites específicos como Google ou Yahoo. Mas apesar de usar com uma frequência demasiadamente grande muita gente não sabe definir o que é um motor de busca e como os crawlers funcionam? Nesse artigo será dada uma definição em linguagem simples e listadas as principais características de funcionamento dos motores de busca. O leitor poderá compreender ao decorrer do artigo como conhecer os crawlers mais a fundo poderá ajudar na otimização de sites.

Definindo motor de busca

 Motores de busca são super softwares instalados em mega computadores que percorrem toda a rede mundial de internet com a finalidade de exibir um grande número de resultados a uma pesquisa feita por um usuário que sejam mais relevantes em um curtíssimo espaço de tempo. A grosso modo esses softwares são caçadores de conteúdo apropriado a uma pesquisa realizada na internet. Eles são uns dos principais responsáveis pela ligeira propagação de informação que circula na web a nível global. Quem quer ser visto na web precisa desenvolver um bom relacionamento com os motores de busca.

Como eles funcionam

 Imagine que você é o principal responsável pelo arquivo da empresa em que trabalha. Todas as informações de grande importância estão armazenadas em armários em uma determinada sala ou até mesmo um andar só para artigos e inesperadamente seu superior te presenteia com uma missão impossível: Separar todos os arquivos que falem sobre contas, nos últimos três anos em apenas 5 minutos. Por mais que o arquivo da sua empresa seja muito bem organizado além do teu chefe não ter sido muito específico sobre o tipo de contas que ele procura e ter sido muito abrangente na quantidade de anos de arquivos armazenados ele exigiu que todo o trabalho seja realizado em 5 minutos. Parece um absurdo, mais foi com essas finalidades e muitas outras que motores de busca foram desenvolvidos. É esse tipo de exigência que nós usuários fazemos deles, e eles por sua vez cumprem com tremenda eficiência.

Como usar corretamente os motores de busca para otimizar sites

 1. Usando palavras chave no título da página, no decorrer do conteúdo e nas metas tags de forma coerente sem exageros. Um dos critérios que os spiders utilizam é a ocorrência de um assunto, de uma palavra ou frase para classificar os sites nos resultados de pesquisa. leia 4 coisas a considerar na escolha de palavras chave ao otimizar site para o google 

 2. Eles se utilizam de índices atualizados regularmente, isso produz eficiência e agilidade. Para despertar a atenção deles é importante atualizar o site periodicamente.

 3. Saber o que os motores de busca examinam nas páginas, pois eles não enxergam as mesmas coisas que os seres humanos, como imagens e vídeos por exemplo. Quando se tem noção do que eles examinam fica fácil saber com o que se preocupar na hora de otimizar sites.

 4. Todos os links que estão inseridos em um site são percorridos pelos spiders, por isso é importante construir uma rede de links internos, isso fara com que o site seja considerado pelos motores de busca como organizado e de fácil navegação para o usuário o que o fará subir no “conceito” do crawler. Os links externos que apontam para um site são muito importantes para um bom rankeamento, mas se os links internos não forem bem pensados e organizados o site pode perder pontos tanto da parte do autor como da parte do usuário aumentando o índice de rejeição.

 5. Os motores de busca armazenam a data da última visita ao site. A popularidade de um site é um outro critério usado pelos spiders para classificar um site. Mas essa popularidade não é medida apenas pela quantidade de visitas que o site recebe por dia, semana ou mês. Também é levado em conta como o usuário se comporta na página, quantas páginas visualizou (sinal que o site está bem linkado internamente), tempo de permanência e quantas vezes retornou.

SEO Básico



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tem alguma dúvida ou observação a fazer sinta-se a vontade